quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

DAS MEDIDAS "IMPOPULARES"

           Passados 22 dias de posse da presidente, o que se percebe é que por fim o governo está tomando as medidas duras porém necessárias para que o Brasil não termine de afundar. 
               Aumento de IOF para empréstimos nada mais é do que uma medida para frear o consumo e tentar controlar a inflação; aumentar PIS de produtos supérfluos (cosméticos), taxar importações e até a controversa medida de não mudar a alíquota de imposto de renda são medidas pesadas que realmente precisavam ser tomadas.
              O problema não são as medidas em si, mas sim as origens dos problemas que levaram a atual situação do Brasil. Problemas criados por esse (des)governo petista que dilapidou a maior empresa brasileira, que não prestou atenção aos sinais do mercado, que negligenciou a produtividade das indústrias, que não investiu em infraestrutura (pelo menos não no Brasil, não falaremos aqui dos investimentos em Cuba e no Uruguay) e que aposta no fisiologismo e no aparelhamento do estado.
             A chave é que a atual presidente, quando atuava como candidata, "esqueceu" de tudo isso, e vendeu o discurso de que as dificuldades econômicas e o desenvolvimento  claudicante brasileiro eram apenas resultados de conjunturas adversas internacionais e não das políticas públicas e pela relação de poder suja que o PT ( seus aliados)  apresentam.
              Outro tema importante é: Por que esse pacote de medidas impopulares não foi apresentado em setembro do ano passado? Por que foi prometido que nada disso seria feito "nem que a vaca tossisse" ...?
          Tenho um grande amigo de trabalho  (Batista dos Santos, petista porém excepcionalmente inteligente e antenado) que, entre outra situações me alertou para um detalhe muito importante..."essas medidas são necessárias pois buscam a austeridade e precisariam ser tomadas inclusive pelo Aécio Neves caso tivesse ganho as eleições... o problema é que ele poderia colocar a culpa no governo anterior, já o PT... em quem a presidente vai colocar a culpa dessa situação delicada que vivemos???   
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário