sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

PLANEJAMENTO

     Dos fundamentos da Administração, obtemos os enfoques dessa nobre ciência: PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR e CONTROLAR.

     Sobre PLANEJAMENTO, podemos resumir como uma ação administrativa que nos mostra a situação atual e,  a partir dessa, avaliar os caminhos a serem trilhados, transformando um futuro utópico em uma realidade palpável, organizando as ações e, inclusive, antecipando os resultados esperados.

     Se no campo das ideias a definição de PLANEJAMENTO é simples, muitas vezes a efetivação desse é um pouco turbulenta.

     Essa breve introdução me leva a comentar a situação caótica da Ponte Internacional da Amizade (PIA) em Foz do Iguaçu. Esse caminho, inaugurado na década de 1960 pelos presidentes Stroessner e pelos saudoso presidente Castelo Branco passa novamente por uma necessária reforma.

     O problema não é a reforma (repito, extremamente necessária), o tema é que nossos grandes "administradores" públicos provavelmente nunca leram nada a respeito de PLANEJAMENTO!!!! Vejam vocês que agora, após um mês do começo das obras e com todo o transtorno causado (milhares de carros, motos, onibus...) estão começando a pensar em alternativas ao fluxo de pessoas e veículos... 01 MÊS DEPOIS!!!!!!!

     Oras, qualquer pessoa com um mínimo de senso de organização e de cuidado, teria previsto esse caos e teria feito ANTES, um PLANEJAMENTO do fluxo.

     Escutei no começo da semana a vereadora Anice (PT) dizendo que iria discutir com a direção da Itaipu Binacional a possibilidade de utilizar a pista da barragem para o trânsito... Será que só eu sei que essa ideia é natimorta?? Não sabe essa nobre vereadora que aquela área é uma área de segurança nacional, que afeta 02 países  e qualquer decisão nesse sentido demoraria pelo menos 06 meses? Que há toda uma estrutura a ser implantada para que esse trânsito possa funcionar??

     Outro discurso é a disponibilização de balsas para cruzar o rio Paraná. Excelente ideia não fosse essa também, uma ação que depende da instalação das aduanas (Receita Federal), patrulhamento e alvarás da Marinha (Ministério da Defesa), serviços de terraplanagem (prefeitura municipal), DER/PR (estadual), Polícia Federal (ministério da Justiça) e licitação do serviço (Lei 8666/93).  
Quando conseguirem juntar todos esses órgãos em uma mesa para conversar, provavelmente se lembrarão que tem um outro país envolvido (opa, chamem então o Ministério das Relações Exteriores e o Itamaraty).

     Quanto tempo demoraria tudo isso???  6 ou 7 meses provavelmente.  Muito tempo? Sem dúvida tendo em vista que as obras demorarão cerca de 05 meses. Ou seja, quando conseguirem achar uma "solução", o problema já estará resolvido.

Pergunto: por que não PLANEJARAM isso a uma ano atrás? Por que não realizaram todas essas reuniões ANTES de começarem as obras?  E principalmente...

Quem é culpado pela explícita falta de PLANEJAMENTO?????


3 comentários:

  1. Nobre Kalito, é claro que a Ex.ma Vereadora sabe que liberar o tráfego por Itaipú é fora de questão, porém será que seus eleitores sabem? Depois somos obrigados a ouvir oérolas do tipo "Vcs são prova de que eu tentei..."

    ResponderExcluir