segunda-feira, 14 de março de 2016

VEREADOR NÃO É PROFISSÃO!!!

          Um dos temas mais recorrentes quando conversamos sobre salários e benesses dos vereadores, trata dos exorbitantes valores recebidos por esses representantes populares que conseguem receber mensalmente cerca de 10 salários mínimos, acumulando ainda vantagens com jetons, sessões extraordinárias, férias, convocações e viagens. Tudo isso, obviamente gera indignação de todos pois sabemos da baixa produtividade desses vereadores e do desperdício de recursos que é manter nesses cargos, pessoas incapacitadas e apinhadas de assessores e correligionários. 
         Nesse sentido, particularmente creio que o cargo de vereador deveria ser setorial (ou por bairros) e que deveria ser sem remuneração alguma, em um posicionamento extremamente altruísta, com reuniões semanais e sem nenhum custo para o erário. Vereador não poderia ser uma profissão, deveria ser um cargo honorífico que congregasse cidadãos de todas as camadas sociais preocupados com as verdadeiras questões populares. Isso sim seria um verdadeiro avanço social e democrático, sem a participação de interesses pessoais ou de empresas e, principalmente, sem a mercantilização do sistema eleitoral. Tenho certeza que se assim fosse, não teríamos candidatos vendendo até a alma para se elegerem e que precisam, após eleitos, a todo custo recuperar o investimento. 
          Obviamente que um projeto desses dificilmente seria aprovado pelos legisladores atuais, é uma utopia (será??) e que se fosse proposta, seria tratada com desdém e chacota pelos vereadores que lá estão. Assim sendo, uma proposta interessante seria copiar algumas ideias que já existem Brasil afora, como por exemplo, instituir como  teto salarial do vereador, o do professor municipal. Em outras palavras, seria um projeto de lei onde VEREADOR NÃO PODE TER SALÁRIO MAIOR QUE PROFESSOR MUNICIPAL... simples assim.  
          Imagino essa situação estendida a todo o Brasil... imaginem deputados e senadores ganhando menos que professores de colégios estaduais e municipais. Ah se essa moda pega!!!




(Semana que vem vamos abordar um tema que me cobraram recentemente, referente aos animais nas ruas de Foz. Cavalos, cachorros, enfim... um sem número de animais abandonados e/ou sofrendo em nossa cidade. Pode parecer banal mas é inclusive uma questão de saúde pública.  Até lá!!)



7 comentários:

  1. Muito bom Kalito!!! Seria um projeto muito bem vindo pela população.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra aprovar é que seria complicado, mas... temos que tentar!!! Abração Mari.

      Excluir
  2. Muito bom Professor!!!!
    Acredito com todas essas manifestações que podemos sim mudar nosso Brasil nem que começamos sendo um simples Vereador da cidade... E mudar essas leis que estão vigentes para o bem do própio candidato.... E sim ver para o bem da populaçao que o elegeu!
    Conte com os amigos.... Vamos a Luta!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom professor! mas acredito que jamais seria aprovado nessas condições, como você mesmo citou.
    Mas o que me deixa mais indignada é que a maioria não tem um ensino superior, muitos deles com ensino médio incompleto, e outros que possuem somente o Ensino Fundamental, eleva a possibilidade da Câmara em ter representantes guiados por políticos com maior experiência, seja por meio da capacitação, ou por meio da prática política, acumulada em mandatos consecutivos. Ou seja, nem sabendo o que estão fazendo. Lamentável!

    ResponderExcluir
  4. Haha professor, comentou isso na aula de ontem 27/04, PL4330 se não me engano :D, enfim a ideia é boa, se analisarmos a questão "nosso bolso".


    David Willyan

    ResponderExcluir
  5. Bom seria se esse pensamento estivesse na cabeça de todos, ou pelo menos na da maioria dos políticos,pena que essa não é a nossa realidade. Boa sorte nessa sua caminhada, sei que não vai ser fácil, mas espero que se algum dia você conseguir chegar não mude seu pensamento.

    ResponderExcluir
  6. Eu imagino que o "projeto - vereador autruista" seja uma ideia democrática demais pra um país onde o interesse particular sempre sobressai ao do coletivo, onde empresas privadas financiam campanhas políticas, e, o que mais me espanta, onde os cidadãos, que teoricamente são os donos do poder, aceitam que os legisladores e chefes do executivo sejam investigados por crimes contra o patrimônio público, eu vejo isso como uma hipocrisia sem presxedentes, é semelhante àquela expressão que diz: "Colocaram a raposa para cuidar do galinheiro!". Eu nem preciso citar aqueles que são investigados, condenados, recorrem e misteriosamente têm seus processos "arquivados"!
    Mestre, as boas ideias existem, o problema é que o sistema é "blindado" contra iniciativas inovadoras e que prezam pelo interesse do coletivo. Eu não vou dizer que sou do time dos "conformados", mas em contrapartida nunca participei ou apoiei grupos "revolucionários"! Sou nascido e criado no capitalismo, não acredito em outros regimes políticos, só acho que existem valores que deveriam ser preconizados e tidos como norte para a administração pública!
    Compartilho de algumas de suas ideias e "projetos"! Parabéns pelo trabalho desenvolvido no seu Blog. Mantenha a determinação e o empenho, isso melhora a comunidade. Forte abraço. Deus te abençoe.
    Paulo Tomé.

    ResponderExcluir