terça-feira, 29 de maio de 2012

GREVES

          A lei 7783 de 28/jun/1989 dispõe sobre o "...exercício do direito de greve, define as atividades essenciais, regula o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, e dá outras providências."
         
          Essa lei foi promulgada pelo Sr. José Sarney então vocês já podem imaginar a qualidade (ou falta de) dela...

          Pois bem, começo o texto com essa introdução pois passei maus bocados na última quarta-feira (23) na nossa querida Ponte Internacional da Amizade. O fato foi que, alguns servidores federais (PF/RF/PRF...), apoiados por seus sindicatos (argh) deflagraram uma tal de "operação padrão" onde o mais sagrado dos direitos (o de ir e vir) foi tolhido, e pessoas de bem (trabalhadores que não tem seu salário garantido por estabilidade estatal) ficaram impedidas de TRABALHAR!!!!.   Não foram poucos os casos e tampouco poucas as classes atingidas. Desde profissionais liberais até assalariados que ganham por comissão de viagem e corridas (motoristas, moto taxistas) além dos proprietários de lojas e demais estabelecimentos comerciais que foram EXTREMAMENTE prejudicados por essa greve intempestiva.
          Entendo que esses servidores fereais são mau remunerados, ganham pouco e trabalham muito   (para ver quanto ganham, acesse o site http://www.servidor.gov.br/publicacao/tabela_remuneracao/bol_remuneracao.htm),
o que motivaria a reinvidicação, mas o que não posso aceitar é que eu (e outras centenas de pessoas) seja prejudicado por ações desse tipo.
          Abrindo um pouco a conversa, poderíamos abordar a greve de professores e funcionários de instituições federais de ensino. Poderíamos ainda abordar a greve dos funcionários dos correios e dos bancos onde parece até dia santo que tem data para começar e terminar (todo ano é a mesma coisa).  Não comentaremos aqui a famigerada greve de sexo pois essa não é remunerada nem controlada estatisticamente, porém é igualmente prejudicial.
          Tenho um pensamento que, quando não se está contente em algum lugar, basta sair. É assim com casamento, com roda de conversa, com emprego e demais situações... oras, se algum desses servidores não está satisfeito, porque não pede a conta e parte para a iniciativa privada? Monte uma empresa, pague 14,33% de tudo o que você faz em impostos e seja feliz para sempre.
          Para não ser intransigente, vou sugerir aos comandos de greve uma paralisação mais emblemática e que, tenho certeza, iria trazer a opinião pública para o lado dos grevistas (inclusive a minha). Façam operação padrão no aeroporto de Brasília e deixe nossos políticos parados em filas de 3-4-5 horas. Aos funcionários dos correios, simplesmente ignorem as cartas que tenham como remetente qualquer senador ou deputado. Aos policiais federais, revistem minuciosamente os veículos de nossos nobres edis e representantes... tenho certeza absoluta que, ao tomarem medidas desse tipo, a luta será muito melhor recompensada.
          Terminando, comento ainda que tenho diversos amigos que são servidores federais e até por isso tenho total liberdade e tranquilidade e escrever essas linhas. É em especial para esses meus amigos e colegas que deixo esse recado: POR FAVOR, NÃO PREJUDIQUEM AINDA MAIS OS TRABALHADORES QUE SUSTENTAM ESSE PAÍS (e que pagam os salários de todos os servidores federais).
Grande abraço e até segunda-feira.
Karl


Um comentário:

  1. Apoiado... Estamos em um país "democrático" Ninguém é obrigado a ficar onde não quer... Quando fizeram o concurso sabiam quanto ganhariam... Se não está bom!!! Estude mais... Procure algo que traga realização profissional...

    ResponderExcluir