domingo, 4 de setembro de 2011

O TESOURO DE BRESA

Conversando com alguns alunos sobre gestão de produção e sobre filosofias orientais (em especial as oriundas do Japão), aparecem como expoentes a manufatura enxuta e o Just in Time, ambos ancorados no KAIZEN.
Essa palavra que significa "melhoria contínua" pode ser melhor entendida com um conto/metáfora, que transcrevo abaixo (adaptado do site metaforas.com.br)

Existiu a vários e vários anos atrás na antiga Babilonia, um alfaiate de nome Enedim. Esse alfaiate, trabalhador, honesto e inteligente, passava por muitas dificuldades financeiras e seu grande sonho era ser rico e ter uma vida tranquila, sem as agruras que ora passava. Apesar de seus enormes esforços, nunca conseguia fazer com que sobrasse algo e seu sonho ficava cada dia mais distante.
Eis que certo dia bate em sua porta um mercador e lhe oferece um livro. Enedim compra o livro por 2 dinares e começa a estudá-lo. Já no começo do livro consegue decifrar a frase: "O segredo do tesouro de Bresa"... continuando a leitura, decifrou mais um pedaço " o tesouro de Bresa, enterrado pelo genio do mesmo nome nas montanhas de Harbatol, foi ali enterrado e ainda aí se encontra até que um homem esforçado venha a encontrá-lo."
Muito esforçado, o tecelão começou a ler o livro todo porém para sua surpresa o livro estava escrito em linguas de diversos povos, dialetos orientais, linguas mortas, aramaico e hieróglifos egípcios. Enedim começou a estudar esses idiomas e após 3 anos de estudo, era versado em todos os vernáculos vindo a se tornar o intérprete oficial do rei, pois no reino todo não havia ninguém com maiores conhecimentos em línguas do que o alfaiate.
Passou a ganhar muito mais e viver em uma confortável casa.
Continuando a examinar o livro encontrou diversas fórmulas matemáticas, questões de física e de química bem como anagramas e teoremas. Graças a esses novos conhecimentos, estudou, analisou, projetou e construiu uma grande ponte sobre o rio Eufrates. Esa grandiosa obra fez com que o rei o nomeasse prefeito.
Cada vez mais maravilhado com o livro, o antes alafaite continuou seus estudos e viu na obra conhecimentos sobre filosofia, sociologia e religião. Devido a seu vasto conhecimento, foi nomeado primeiro-ministro e comprou um enorme palácio onde recebia religiosos, reis e pessoas importantes.
Graças a seus conhecimentos e trabalho, o reino progrediu e o povo passou a viver melhor.
Apesar de tudo isso, ainda não tinha descoberto o segredo do tesouro de Bresa ainda que tivesse lido e relido o livro varias vezes.
Certo dia, conversando com um sábio sacerdote, indagou-lhe sobre o segredo do tesouro... com um sorriso o sacerdote esclareceu: "o tesouro já está em seu poder pois graças ao livro você adquiriu grande saber o que lhe proporcionou os invejáveis bens que hoje tens, afinal "bresa" significa "saber".
Pegando um ganchinho e adaptando a música do Ben Jor:
Prudencia, caldo de galinha e um bom livro não faz mal a niguém!!!!!

241 comentários:

  1. hahahaha o cara já tinha até adquirido o tesouro e não se tinha dado conta disso ! cara esperto hein!

    ResponderExcluir
  2. O musculaçao dos neuronios passa pela leitura....Sucesso sempre querido irmao....Abrazo

    ResponderExcluir
  3. O poder dos sonhos .... as vezes pode até ser que ele nem gostava de tudo o que fez para chegar onde chegou mas O desejo de achar o tesouro e realizar suas vontades o fez lutar perseverar e chegar ao topo de uma meta sem sentir na pele tanto que conseguiu mudar sua vida para melhor tanto material como pessoal e nao se tocou que ela estava totalmente mudado para melhor. Odair pereira pardinho

    ResponderExcluir
  4. O significado do saber - pois através da leitura deste livro além da viagem pela imaginação, tbm incentiva o conhecimento, pois o alfaiate leu o livro aprendeu os dialetos, passando a ser um sábio, partindo disto só teve crescimento passando a ser rico como tanto sonhava. Leitura e conhecimento são os maiores tesouros q podemos ter. Solange Abatti

    ResponderExcluir
  5. Através da curiosidade, da força de vontade e da leitura o alfaiate adquiriu conhecimentos, e com esse aprendizado teve oportunidade e com isso conseguiu realizar seus sonhos.
    Hellen

    ResponderExcluir
  6. Interessante... nos deixa a reflexão que as pessoas buscam riquezas, bens materiais, e não refletem que a maior riqueza é o saber.

    ResponderExcluir
  7. vc tem que ter força de vontade e acreditar em seus sonhos que um dia possam se realizar, td é pssivel sim...

    ResponderExcluir
  8. O conhecimento que adquirimos é uma das poucas coisas que levaremos até o fim da vida. A oportunidade de mudar de vida às vezes bate em nossa porta e nem nos tocamos. Olha o que o saber trouxe ao simples alfaiate! Muito bom, realmente muito bom.

    ResponderExcluir
  9. Essa leitura mostra que os nossos sonhos depende do nosso esforço e vontade de adquirir grandes conhecimentos e grandes realizações na vida.

    ResponderExcluir
  10. Trocaria tudo que sei pela metade de tudo que ignoro.

    ResponderExcluir
  11. A questões nas nossas vidas que só precisam de atitude e determinaçao,pois se o tecelão não tivesse a atitude de estudar o livro nada havia mudado na vida dele.

    ResponderExcluir
  12. O conhecimento é algo que adquirimos e ninguém pode nos tirar. A sabedoria que construímos jamais será roubada sendo também importante em nossas vidas. Através dos estudos chegaremos em qualquer parte sem limitações.

    ResponderExcluir
  13. Que interessante, a vontade de buscar uma vida melhor, levou o a perseguir um tesouro que estava o tempo todo disponível a ele, apenas não conseguia enxergar. Isso acontece com muitos hoje em dia, buscam uma vida melhor, um carro melhor, um emprego melhor, mas se esquecem de procurar no lugar certo. A metáfora nos mostra que para conseguirmos crescer na vida, precisamos sempre evoluir, estudar, se informar, melhorar, pois é através do conhecimento que podemos alçar grandes voos.

    ResponderExcluir
  14. O conhecimento é, sem dúvida, muito importante, mas sem atitude, nada acontece. O verdadeiro tesouro não está em adquirir “saber” apenas, mas em conquistar sabedoria. Sabedoria é ter a atitude de buscar conhecimento, desenvolver as habilidades necessárias, e colocá-las em prática. O tesouro que está em nossas mãos!

    ResponderExcluir
  15. Como diz aquele ditado: "O ladrão pode roubar tudo menos o conhecimento."
    Então não custa nada, ler um pouco mais; estudar um pouco mais, buscar coisas novas... Pois o saber é o nosso maior e mais belo tesouro!!!

    ResponderExcluir
  16. A curiosidade não deixa de ser mais importante que o conhecimento, pois Enedim ao despertar a curiosidade e a vontade de terminar de ler o livro, estudou e adquiriu conhecimento suficiente não só para o término da leitura, mas também para melhorar sua situação financeira.

    ResponderExcluir
  17. Eu ia comentar qualquer coisa, afim de que você visse que eu havia comentado... Mas como os demais comentaram de forma brilhante e pontuaram coisas que mais lhe interessaram, resolvi fazer também um comentário construtivo e torcendo para que você leia todos os comentários com atenção...
    A história mostra como ele conquistou tudo o que pediu sem se dar conta de que havia feito isso. Aquela frase clichê do ''eu te ensino a pescar ao invés de te dar o peixe'', ou até mesmo, o que aconteceu na sala hoje, sem nos darmos conta acabamos reproduzindo na prática tudo o que aprendemos durante nosso trajeto acadêmico.
    Acho que já está bom de comentário né? hahahaha

    ResponderExcluir
  18. Moral da história,com força de vontade e perseverança podemos realizar todos nossos sonhos,é claro que um bom livro ajuda e muito...

    ResponderExcluir
  19. O estudo nos dá assas para alcançarmos o desejado. O conhecimento tira nossas limitações, mas ninguém nos tira o conhecimento.
    Ótimo texto Karl, parabéns pelo blog.
    Wendel Caroline Bach, Adm 6º per.

    ResponderExcluir
  20. Pessoas para colocar a mão na massa e construir a ponte sobre o rio por exemplo existem aos milhares, porém para pensar o que deverá ser feito são raras, o tesouro em questão ao contrario dos demais quanto mais usado mais grandioso se torna.

    ResponderExcluir
  21. Sem duvidas a maior riqueza que podemos adquirir é o saber ! Muito inspirador o conto nos leva a querer sair em busca do saber.

    ResponderExcluir
  22. a vontade dele ir atras do tesouro fez com que ele insistisse cada vez mais no seu objetivo e nunca desvio seu foco , apesar que ele ja tinha adquirido o tesouro a tempos e , só ele ainda não tinha se tocado , o estudo fez com que ele mudasse sua vida , assim adquiriu conhecimento , riqueza , pelo simples fato de estudar , a oportunidade bateu na porta dele e soube aproveitar! ótima historia

    ResponderExcluir
  23. A sabedoria é nossa maior riqueza, pois através dela que conquistamos e realizamos nosso sonhos e objetivo!!

    ResponderExcluir
  24. O saber é fantástico, nos leva muito além de nossos objetivos e essa história é um exemplo de que não podemos ficar esperando ou dependendo de alguém. O saber depende de nossa força de vontade, do nosso querer cada vez mais e mais...

    ResponderExcluir
  25. Ampliou seu conhecimento intelectual, ou seja, agora portador do Tesouro de Bresa. Boto fé, segue abaixo um pensamento que li, que acredito que vem de encontro com o texto acima, abraços

    "Permita-se ao conhecimento, nunca é demais saber a mais".

    ResponderExcluir
  26. Concordo com os outros comentários, sem dúvidas a oportunidade de aprender é uma grande riqueza e que o Conhecimento nos auxilia a alcançar nossas metas e objetivos, companhados também das Habilidades e Atitudes. Em suma é o que sempre comentamos em sala: "CHÁ".
    CHÁ esse que mudou radicalmente a vida do alfaiate.

    ResponderExcluir
  27. Por mais que a vida esteja difícil, repleta de decepções, erros, desânimo e derrotas, não se deixe abater, pois você tem muito poder para fazer de tudo isso ferramentas para o sucesso .
    Quando você lê um livro,você ganha um amigo e se você lê duas vezes você reencontra um velho amigo :)
    :) O Saber nos leva muito além de nossos objetivos:)

    ResponderExcluir
  28. Uma pessoa que nunca teve nada e depois descobre as coisas, conforme ele vai adquirindo o conhecimento com o livro, é a melhor coisa, pois nunca é tarde para aprender e que o livro é essencial, temos que ler e ler e ler e buscar as respostas. E o conhecimento nos enriquece não só da forma de dinheiro mas nos enriquece de sabedoria.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar que ele estava cada vez mais longe dos seus sonhos, com a sabedoria que ele adquirio no livro ele sem perceber foi crescendo e conseguiu realizar seu sonho. Apenas um livro pode fazer a diferença na vida de qualquer pessoa, pois cada livro que você lê você irá conseguir aprender alguma coisa e levar como sabedoria pra vida. by: Eduardo da Cunha Teixeira.

      Excluir
  30. Eu achei muito interessante, pois, mostrou que quem busca conhecimento "o saber" consegue tudo e que muitas vezes buscamos tanto uma coisa e não vemos que esteve ao nosso alcance sempre.

    ResponderExcluir
  31. Ele quer nos passar que o segredo esta em nós mesmo buscarmos o nosso sucesso. Estudando os fatos e sempre procurando o saber o conhecimento real das coisas. Dhiovana Cardoso

    ResponderExcluir
  32. Adorei Karl, com certeza a leitura ainda é um caminho mais fácil a chegar ao conhecimento e com isso alcançar metas.

    ResponderExcluir
  33. "Nada é tão bom, que não possa ser melhorado".

    A leitura do livro o tesouro de Bresa, permitiu à Enedim adquirir vasto conhecimento sobre diversas ciências, acredito que esse é o tesouro que qualquer leitura possa nos proporcionar O CONHECIMENTO, através dela agregamos valores, quebramos barreiras e superamos nossas próprias limitações. A leitura nos permite melhorar continuamente.

    Karl, parabéns pelo blog!

    Vanessa Lima.

    ResponderExcluir
  34. O mais engraçado é... Passava por muitas dificuldades financeiras, e mesmo assim optou ainda em gastar dois dinares conquistados com seus enormes esforços com um livro, coisa que nem enche barriga. Por sorte mudou sua vida !

    ResponderExcluir
  35. Olha só como são as coisas... A vida nos coloca diante de diversos desafios a cada dia, e é quando aceitamos esses desafios que temos a oportunidade de crescer e desenvolver, existem pessoas que passam a vida correndo dos desafios, por terem medo das mudanças,sem saber que estão estacionadas deixando a vida passar. É como o autor Martin H. Fischer diz " O conhecimento é o processo de acumular dados. A sabedoria reside na sua simplificação".

    Parabéns pelo blog prof :D

    Angela Antonio.

    ResponderExcluir
  36. É a determinação de uma pessoa que ira fazê-la alcançar seus objetivos !

    ResponderExcluir
  37. Incrível. Esperamos resultados das ações de um jeito, e grande parte vêm de outro. Até mesmo de uma pequena ação.

    ResponderExcluir
  38. A história só confirma os fatos, o verdadeiro tesouro está na sabedoria!

    Carlos Eduardo Camargo

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. O poder da persistência. Apesar do alfaiate estar trabalhando a anos para atingir o seu sonho nunca desistiu. Com isso vemos que as vezes um ato tão simples como o de ler um livro pode transmitir a mesma sabedoria quão uma viagem pois ler é viajar sem sair do lugar.

    ResponderExcluir
  41. Será que já encontrei meu tesouro de Bresa e não sei? rsrsrs...Refletir e continuar tentando é o que resta.

    ResponderExcluir
  42. A falta de interesse e comodismo nunca te levarão a lugar algum, persistência, curiosidade e força de vontade esses sim fazem você alcançar seus objetivos, muitas vezes os sonhos estão a um passo de nós , mas o comodismo é tanto que não enxergamos.
    Se Enedim tivesse desistido logo na primeira barreira, nunca teria realizado seus sonhos .

    ResponderExcluir
  43. Interessante.A gente tem que ter força de vontade

    ResponderExcluir
  44. Inspiração... tudo parte da força de vontade, se você quer consegue, basta acreditar, correr atras dos seus objetivos e não desistir ao encontrar dificuldades e se dedicar, o seu tesouro de bresa, o seu conhecimento ninguém lhe tira, basta querer que o tesouro esta nas suas mãos.

    ResponderExcluir
  45. E que assim tomemos como exemplo! Rafael Mikio Takeda - 6º ADM

    ResponderExcluir
  46. Sem dúvida o conhecimento,adquirido pela leitura e experiência, e o fator a judar a aclcancar as metas e objetivos ...

    ResponderExcluir
  47. Como diz Thomas Fuller, "o conhecimento é um tesouro, mas a prática é a chave para alcançá-lo".
    Sem sombra de dúvidas uma grande ferramenta para alcançar o conhecimento é a LEITURA, muito boa a parábola.

    ResponderExcluir
  48. Muito linda e inspiradora esta história e muito feliz a iniciativa de publicá-la neste Blog! Muito obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  49. O alfaiate ficou tão focado no livro que esqueceu do tesouro já adquirido.
    Conhecimento nunca é demais.

    ResponderExcluir
  50. As vezes procuramos um tesouro que talvez não exista e acabamos encontrando coisas muito mais valiosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas vezes precisamos de um incentivo para descobrimos nossa capacidade intelectual... O texto deixa isso bem claro.

      Excluir
  51. O texto e claro ao explanar que quando se busca conhecimento (estudar, pesquisar e se informar) o crescimento intelectual e profissional e uma consequência positiva e financeiramente gratificante.

    ResponderExcluir
  52. Muito bom profº Karl!!

    Andressa Caroline

    ResponderExcluir
  53. Legal, o texto mostra que é importante querer mudar e que a busca pelo conhecimento pode transformar vidas.

    ResponderExcluir
  54. Bom texto. Sem dúvidas, as dificuldades que passamos nos enriquece com experiências.

    Abraços

    Gustavo.

    ResponderExcluir
  55. A vida é um grande desafio e jamais podemos desistir dos nossos sonhos. O conhecimento é o caminho que nos leva aos nossos objetivos.

    ResponderExcluir
  56. Muito bom, foi um ótimo aprendizado.

    Luciana Rezende.

    ResponderExcluir
  57. Muito bom.
    Gustavo Luis Montezol. ADM-UDC APO2

    ResponderExcluir
  58. MUITO BOM!
    pois quanto mais conhecimento adquirimos a nossa melhoria será continua, contudo chegaremos no saber....
    TARISSA RIGOLI. ADM - UDC

    ResponderExcluir
  59. Na vida temos perdas e ganhos, conhecimento é algo que adquirimos e ninguém pode nos tirar, só temos a ganhar!
    Muito legal professor!
    Matheus Olivetti

    ResponderExcluir
  60. Muito bom.
    Alisson Szydloski
    ADM UDC APO2

    ResponderExcluir
  61. Com isso vemos que as vezes um ato tão simples como o de ler um livro pode transmitir a sabedoria que muda a vida. O alfaiate se tornou um Homem sábio que é tão valioso quanto um tesouro !
    Muito bom.
    Ana Cristina Martinez M. ADM-UDC

    ResponderExcluir
  62. Muito bom prof !
    Caroline Oliveira - 4º PERÍODO ADM UDC

    ResponderExcluir
  63. Excelente!!!
    Monica G. Paes 4º período ADM-UDC

    ResponderExcluir
  64. Buenisimo Nota 10 !!!

    Melissa Lezcano.
    4to periodo - Producao 2.

    ResponderExcluir
  65. Achei interessante e otimo !!

    Jéssica K. Serraglio 4º Periodo - Adm- UDC

    ResponderExcluir
  66. Parabéns professor, podia passar uns textos desses em sala!

    Yasmin Viegas - 4° período ADM/ UDC

    ResponderExcluir
  67. Massa, professor. O verdadeiro tesouro esta dentro de nós, que é a vontade e busca pelo saber, só depende de nós mesmos querer encontrar esse tesouro ou não.
    E lembrando que o gráfico de Gantt é utilizado para ilustrar os avanços e as folgas das diferentes etapas de um projeto!
    Aquele abraço!

    Felipe Sihvenger - 4º ADM - UDC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente Felipe. Poderíamos expressar nosso avanço contínuo (Kaizen) através do gráfico de Gantt??? rsrsrsrsrs. Abração.

      Excluir
  68. Gostei do texto. O grande tesouro esta na leitura e conhecimento, O livro tras pra nos a sabedoria e oportunidades para nossa vida.

    Abraços!!

    Everton Caceres (O grande Everton..hehehe) 4 ADM -UDC

    ResponderExcluir
  69. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  70. Concordo com você, o conhecimento é o maior tesouro. Podem nos tirar tudo, menos isso. Descobri isso na minha adolescência rebelde hahaha - desde lá venho praticando a melhoria contínua. Abraços prof!

    ResponderExcluir
  71. Muito bom o texto, ele nem havia percebido tudo o que tinha adquirido com o livro.
    Isabella Klahn Prates 4 ADM

    ResponderExcluir
  72. Muito interessante essa historia.....o Enedim através da leitura adquiriu conhecimento para correr atrás do seus objetivos...Isso serve ate como lição pra nós se criarmos o habito da leitura,podemos adquirir sabedoria e mudarmos ate nossa forma de ver o mundo...... Ana Somovilla ADM 4a

    ResponderExcluir
  73. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  74. Ótimo texto, afinal a sabedoria é o maior tesouro que podemos adquiri.
    Michel Zelaya Renner 5ADM

    ResponderExcluir
  75. "A dúvida é o principio da sabedoria."
    Aristóteles

    ResponderExcluir
  76. seu conhecimento intelectual, ou seja, agora portador do Tesouro de Bresa. Boto fé, segue abaixo um pensamento que li, que acredito que vem de encontro com o texto acima, abraço

    ResponderExcluir
  77. Parabéns pelo texto, muito bom!
    Muitas vezes procuramos o "tesouro" em qualquer lugar distante de nós, quando na verdade estamos sempre muito próximos a ele.

    Patrícia Von Dentz - 5º período - Adm - UDC

    ResponderExcluir
  78. Muito bom!

    Karina Peirot Schreiber - 5º período - Adm - UDC

    ResponderExcluir
  79. Muito bom o texto! Parabéns!

    Joceli Schirmann de Jesus - ADM - UDC

    ResponderExcluir
  80. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  81. Boa analogia Karl!! Acredito muito que as coisas acontecem no seu tempo, e que até conquistarmos o que queremos vamos aprendendo com todo o processo.

    ResponderExcluir
  82. Muito bom o texto! Parabéns!

    Joceli Schirmann de Jesus - ADM - UDC

    ResponderExcluir
  83. Parabéns Karl, muito bom!

    Amanda C. Wolschick - 5ª período - Adm - UDC

    ResponderExcluir
  84. ótimo texto professor! com boas leituras adotamos a filosofia Kaizen em nossa vida, melhorando todos os dias nosso conhecimento.

    6º periodo ADM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o grande barato Glenda. Kaizen, Just in Time e combate a desperdícios são isso mesmo, excelentes filosofias gerencias que servem tanto para as empresas quanto para nossas vidas. Abração.

      Excluir
  85. Muito bom texto, viva o conhecimento nosso maior tesouro.

    ResponderExcluir
  86. Muito bom professor, o saber a gente aprende com os mestres e os livros.
    Parabéns Karl.

    5° periodo ADM

    ResponderExcluir
  87. Muito bom conto Professor, sempre é bom adquirir novos conhecimentos, assim como diz a filosofia de Kaizen, e garantir sempre nossa melhoria continua.

    att,
    Sandy - 6º Período ADM- UDC

    ResponderExcluir
  88. Bom texto! Ajuda a valorizar o conhecimento adquirido.

    Bruna Fonseca - 5° Período - ADM UDC

    ResponderExcluir
  89. Muito bom o texto professor, sempre aparecem oportunidades para todos, basta saber aproveitar!

    Regiane Brustolin 5° Período ADM-UDC

    ResponderExcluir
  90. Parabéms pelo Texto professor :)

    Sempre eh bom adiquirir novos conhecimentos ..

    Aluna FAtima Anacleto do 5º periodo ADM

    ResponderExcluir
  91. GG Enedim, legal o texto professor.
    Leonardo Farias Neves -5° ADM UDC 2015

    ResponderExcluir
  92. Ótimo texto Professor, nos faz refletir sobre o que todos já sabemos O CONHECIMENTO É TUDO, através dele tudo o que se almeja pode ser conquistado e com ele sempre estamos nos melhorando continuamente.

    THAIS MENDES 6º ADM/UDC-2015

    ResponderExcluir
  93. Muito bom o texto Karl!!
    Mostra que a leitura é o caminho para melhorarmos nossas competências.

    Dener v / ADM 5°p / UDC

    ResponderExcluir
  94. muito bom
    mohamad hijazi / 5 periodo de adm udc

    ResponderExcluir
  95. Muito bom professor!
    Qualquer pessoa com um pouco de força de vontade de aprender, de aumentar seus conhecimentos, pode alcançar seus objetivos.

    ResponderExcluir
  96. Ótimo texto professor o estudo é a forma mais facilita de contista os objetivos

    Youssef Gharib 5°ADM

    ResponderExcluir
  97. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  98. Otimo texto, identifica como a leitura propociona saber e conhecimento de uma forma simples basta querer...
    Carlos Ed. 5º ADM

    ResponderExcluir
  99. Ótimo texto professor !!!
    A leitura nos leva a descobrir caminhos desconhecidos, nos proporcionando um futuro melhor a cada conhecimento adquirido ...
    Alexandre 5º ADM

    ResponderExcluir
  100. Regis Zucco
    Otimo texto professor, cada dia mais adquirindo conhecimento.

    ResponderExcluir
  101. Regis Zucco
    Otimo texto professor, cada dia mais adquirindo conhecimento.

    ResponderExcluir
  102. Excelente texto professor, percebemos que o mais valioso das pessoas é o conhecimento e não apenas bens materiais!

    Fabiola Mayara!
    UDC- 4º Período.

    ResponderExcluir
  103. Ótimo texto professor. O interesse do ser humano em aprender, buscar conhecimento para chegar à seus objetivos é o fundamental. O mesmo acontece na gestão de produção, para atingir uma determinada meta na produção de uma empresa é preciso ter interesse e determinação. E claro o tesouro de bresa é o conhecimento obtido, é o saber.

    ResponderExcluir
  104. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  105. Show de bola o texto professor, Bresa é conhecimento e conhecimento é sempre bom.

    ResponderExcluir
  106. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  107. Muito bom este texto professor...
    Sheila Silveira- 6º período- ADM- Unifoz

    ResponderExcluir
  108. Sabemos o que somos, mas ignoramos em que podemos tornar-nos.

    William Shakespeare.

    ResponderExcluir
  109. Ótimo texto professor..

    Fica claro que o que parece impossível não é, basta querer e manter o foco.

    Edinéia Lourenço

    6º período -UNIFOZ

    ResponderExcluir
  110. A única coisa que jamais poderão lhe roubar é o conhecimento. Pena que as vezes as pessoas se tornam tão egoístas que deixam de observar ao redor o quanto esse conhecimento lhe fez bem e continuam se martirizando em busca de uma resposta.

    ResponderExcluir
  111. Otimo texto prof ....A sabedoria é a arma que temos nas mãos para alcançar os objetivos , pois o conhecimento é a unica coisa que ninguém pode nos roubar....

    ResponderExcluir
  112. Linda história. muitas vezes as oportunidades passam despercebidas em nossas vidas e em outras ocasiões até as percebemos mas, por medo deixamos passar. O maior tesouro do ser humano é a "SABEDORIA" e se todos soubessemos quão grande é seu poder daríamos mais valor a todo conhecimento que possuímos.

    ResponderExcluir
  113. O conhecimento diz muito a nosso respeito, o que somos, quem somos e para onde vamos!

    ResponderExcluir
  114. Ótimo texto...a oportunidade surge para todos, mas só os que estão preparados alcançam.

    Abç.

    ResponderExcluir
  115. Ótimo texto professor..

    A sabedoria é uma das melhores coisas que podemos possuir, pois é através dela que conseguimos alcançar nossos sonhos e objetivos.

    Larissa de Oliveira

    6º ADM - UNIFOZ.

    ResponderExcluir
  116. Muito Bacana o texto...
    Assim podemos ver que o conhecimento e só ele vai nós levar ao nosso grande objetivos.

    Abraço
    Karen Fernanda
    6ºPeriodo ADM UNIFOZ

    ResponderExcluir
  117. Muito bom professor.

    Adorei a história pois nos dá uma grande lição obter conhecimento nunca é demais, o que realmente importa é o que levamos dele para alcançar o sucesso.

    Cristina Chaves

    6º ADM - UNIFOZ

    ResponderExcluir
  118. Professor, Muito bom para refletirmos sobre o que vem a ser Verdadeiro tesouro chamado Conhecimento e Sabedoria, que nós recebemos como resultado do nosso próprio esforço/dedicação em buscar uma Vida melhor.
    Muito obrigado!

    Thiago Ayala

    6º ADM - UNIFOZ

    ResponderExcluir
  119. Oiii Professor!! Adoreii o texto, com ele aprendemos a valorizar o conhecimento que temos e sempre adquirir mais, com o conhecimento conseguimos chegar ao sucesso!!

    Debora Mendes

    6º ADM - UNIFOZ

    ResponderExcluir
  120. O conhecimento é a unica coisa que ninguém pode nos tirar.

    ResponderExcluir
  121. Ótimo texto,gostei!!!

    O conhecimento é a base de tudo,sem ele não somos nada!!!

    Jessica Aline 6º ADM - UNIFOZ

    ResponderExcluir
  122. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  123. Ótimo texto para reflexão que enaltece e mostra o poder e a importância
    do conhecimento.

    6º ADM - UNIFOZ

    ResponderExcluir
  124. Mostra o quão importante é aproveitar oportunidades, pois a vontade de mudar de vida ele tinha, só não foi atrás, visto que a oportunidade bateu na porta dele, literalmente, e na dificuldade de entender os idiomas que continham no livro, buscou a fluência deles, e a partir dai surgiu a oportunidade de mudar de profissão e consequentemente realizar o sonho de ser rico.

    Gabriel Goncalves - 6º ADM - UNIFOZ

    ResponderExcluir
  125. Muito bom o texto; "Na vida o importante é trabalhar pouco e pensar grande".

    Mameide Duarte ( 8º ADM - Unifoz )

    ResponderExcluir
  126. Texto muito bom para reflexão, nos mostra que sempre temos que ter um objetivo definido em nossas vidas, e não devemos desistir perante os obstáculos que aparecem no caminho, além de sempre buscamos adquirir o máximo de conhecimento possível, pois isso nos torna sábio, e o saber é algo que ninguém nos tira.

    ResponderExcluir
  127. Excelente texto!!
    Devemos sempre buscar o conhecimento, mantendo o foco em nossos sonhos, pois o saber nos engrandece.

    (8° ADM-Unifoz)

    ResponderExcluir
  128. Inspirador! O conhecimento nos proporciona uma vida melhor em todos os aspectos.

    (8 ADM - Unifoz)

    ResponderExcluir
  129. Muito Bom!!
    O conhecimento é o nosso maior tesouro...

    ResponderExcluir
  130. Lição de moral para aqueles que não acreditam na sua capacidade, a perseverança, dedicação e a astúcia de explorar o desconhecido fazem com que se alcance o objetivo traçado. E claro a busca pelo conhecimento é a melhor maneira de se chegar lá. Ótimo texto.

    ResponderExcluir
  131. Existe um ditado popular que diz; SABEDORIA E INTELIGENCIA NINGUEM ROUBA DE NINGUEM, isso mesmo o texto nos faz refletir que para alcançar nossas metas, objetivos e sonhos pessoais e profissionais, devemos sempre buscar informação conhecimento, sabedoria fazendo que tenhamos cognição para alcançar o que planejamos e queremos, para nossa vida. o texto deixa claro que sem esforço próprio tudo se torna mais dificil ou imposìvel. Portanto vamos buscar. Otimo texto para reflexão.

    ResponderExcluir
  132. Muito bom o texto professor. Curto e interessante

    Daniel. Unioeste-Terceiro ano -ADM

    ResponderExcluir
  133. O que entendi é que o texto evidencia a importância da leitura na busca pelo conhecimento. A narrativa expõe de maneira simples a curiosidade da pessoa e os esforços que ele faz para descobrir algo impulsionado pela possibilidade de ficar rico.
    FRANQUE - 3º ADM UNIOESTE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida... a importância da leitura e outras ações que farão com que haja essa melhoría contínua (KAIZEN) em nossas vidas.

      Excluir
  134. A busca pelo conhecimentos nos traz a melhoria em todos os aspectos de nossa vida.

    ResponderExcluir
  135. Mayara Rebeca Adm 3°ano 2016

    O maior tesouro é o conhecimento!
    Podem nos tirar tudo, exceto o nosso conhecimento, nossa sabedoria. Quando buscamos conhecer ou saber coisas novas estamos conquistando nosso Kaisen!

    ResponderExcluir
  136. Dhiovana Cardoso ADM 3° UNIOESTE

    O conhecimento (BRESA) é sem dúvida, muito importante, porém, sem trabalho e atitude (HARBATOL) nada acontece. Através do esforço de Enedim e da sua busca pelo conhecimento alcançou seus sonhos. E ainda, deixou a meditação de que todos somos capazes de alcançar nossas metas profissionais, basta somente estarmos preparados quando as oportunidades surgirem.

    ResponderExcluir
  137. Giuvanna Triaca- Adm 3°ano Unioeste

    O conhecimento é um tesouro, que com esforço e dedicação todos podem encontrá-lo.

    ResponderExcluir
  138. Muito bom professor.

    Jade - UNIOESTE - 3º ADM

    ResponderExcluir
  139. Assim como o cara correu atrás do tesouro estou eu aqui correndo atrás da minha nota. :D
    Muito bom o texto rsrs

    Robson - 3° ADM UNIOESTE

    ResponderExcluir
  140. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  141. Buscar sempre o conhecimentos.
    Muito bom o texto professor!

    Mariana - 3° ADM UNIOESTE

    ResponderExcluir
  142. Como diria Cora Coralina " O saber a gente aprende com os mestres e os livros (...) " E essa metáfora é um ótimo exemplo disso. A busca, a persistência e o conhecimento movem o mundo! =)

    Dellanne - UNIOESTE/ 3º Ano - ADM

    ResponderExcluir
  143. Motivador!!!Com conhecimento se vai longe!

    Denise - 3° ADM UNIOESTE

    ResponderExcluir
  144. muito bom !

    Raian melhem -3° ADM UNIOESTE

    ResponderExcluir
  145. Muito bom!

    Marcelo Felix - 3° ADM UNIOESTE

    ResponderExcluir
  146. Boa kalito, vamos beber uma cerveja e refletir/discutir sobre o texto!

    Igor Biesdorf - 3° ANO ADM. UNIOESTE

    ResponderExcluir
  147. Show o conto, professor!

    Lucas Vanzella - 3º ADM UNIOESTE

    ResponderExcluir
  148. Muito bom! Realmente o conhecimento é um Tesouro!

    Andressa Holdefer - 3° ano ADM - Unioeste

    ResponderExcluir
  149. Ótimo conto professor, nos faz lembrar da importância da leitura para adquirir conhecimento.

    Jeniffer - 3° Ano ADM - UNIOESTE

    ResponderExcluir
  150. Muito bom o texto, é uma ótima reflexão!!

    Bianca Werner Fischer - 3° ADM UNIOESTE

    ResponderExcluir
  151. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  152. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  153. Ótimo texto professor!
    A busca pelo conhecimento nos leva para outra realidade, estudar é fundamental para alcançarmos nossos ideais.
    6º Período Administração Unifoz
    Francieli Neves Lucena
    Abraços professor

    ResponderExcluir
  154. Texto muito interessante - Marcelo Leonardo Rodriguez Aruquipa
    6 Período administração UNIFOZ

    ResponderExcluir
  155. Sábio é aquele que busca o conhecimento diariamente. Excelente reflexão!!!
    6°período Administração Unifoz.
    Lorrana Mayra Santos Sobral

    ResponderExcluir
  156. Boa tarde!
    Ótimo texto para refletir Professor!!!
    O conhecimento amplia a vida. Conhecer é viver uma realidade que a ignorância impede desfrutar. (Carlos Eduardo González Pecotche)
    6• Período de Administração da Unifoz
    Deborah Zuleide Mendes Veloso

    ResponderExcluir
  157. ótimo texto professor...
    Como dizia Aristóteles: "A dúvida é o princípio da sabedoria."
    6• Período de Administração da Unifoz
    Franciane Martins Queiroz

    ResponderExcluir
  158. Excelente texto, devemos sempre buscar o conhecimento
    6• Período de Administração da Unifoz
    DOUGLAS DE OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  159. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  160. Ótimo texto prof Kalito de muito aprendizado e reflexão.
    6 Período de Administração Unifoz
    Thais Luiza Andrade Rodrigues

    ResponderExcluir
  161. Bom dia!!

    "Conhecimento é um tesouro que segue seu dono em qualquer lugar". Excelente reflexão!

    6• Período de Administração da Unifoz
    TAIS ROSANA!

    ResponderExcluir
  162. Excelente texto!!
    A única coisa que jamais poderão lhe roubar é o conhecimento. Pena que as vezes as pessoas estão tão acostumadas com o comodismo que deixam, de buscar por novos saberes, preferem ficar se martirizando em busca de resposta fáceis, sem esforço.

    6º Período de Administração Unifoz
    Patricia Angelica Eduardo



    ResponderExcluir
  163. “Um leitor vive mil vidas antes de morrer. O homem que nunca lê vive apenas uma.”

    - Jojen Reed. (As Crônicas de Gelo e Fogo, livro V: A Dança dos Dragões - George R. R. Martin)



    Josiane dos Santos, 06°p. ADM - UNIFOZ.

    ResponderExcluir
  164. Boom Dia !!

    " O conhecimento é uma ferramenta, e como todas as ferramentas,o seu impacto está nas mãos de quem o usa."


    Vale a pena refletir !

    6° Período ADM - Unifoz
    Vanessa Beltrame

    ResponderExcluir
  165. Um ótimo incentivo para nós, as vezes reclamamos de ler um ou dois livros,mas há tantas sabedorias escondidas em paginas, prateleiras abandonadas, que isso nos remete a pensar sobre dicas de leitura, e só vemos que cada dia precisamos aprender mais, visto que ele demorou 3 anos para descobrir o tesouro da sabedoria.

    Amanda Nóbili
    6°Periodo ADM- UNIFOZ

    ResponderExcluir
  166. Desde sempre sabemos que a única coisa que ninguém pode nos tirar é o conhecimento , então não espere por ninguém e sim corra atrás do seu conhecimento e se destaque perante uma gama de profissionais que estão no mercado , bela leitura professor obrigado ......

    ResponderExcluir
  167. ÓTIMO TEXTO PROFESSOR... VALE PARA REFLETIRMOS SOBRE AS VEZES QUE RECLAMAMOS POR LER DE MAIS OU ESTUDAR DE MAIS, AFINAL É ISSO QUE VAI NOS LEVAR ONDE QUEREMOS CHEGAR.
    JAQUELINE PEREIRA VARGAS
    6º PERIODO ADM-UNIFOZ

    ResponderExcluir
  168. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  169. GRACAS AO EMPENHO INCESSANTE,OBTEVE-SE CONHECIMENTO! QUE ERA REALMENTE O TESOURO QUE O LIVRO PROPUNHA, O LEITOR TEVE ACURACIDADE NECESSÁRIA PARA OBTER EXITO NOS ENSINAMENTOS.

    PAULO MEIRELLES 6 ADM

    ResponderExcluir
  170. Muito bom o texto professor.
    Angélica Kogeliski 6° Adm unifoz

    ResponderExcluir
  171. Parabéns karlito ótimo trabalho com certeza as leituras realizadas na sua dicipluna fará muita diferença na minha vida com administrador obrigado pelo ensino

    ResponderExcluir
  172. Proporcionou uma ótima leitura! Abraço Kalito.

    Marcos Vieira, 6/Adm, Unifoz.

    ResponderExcluir
  173. Muito interessante.

    Itamara Mulato 6 ADM - UNIFOZ.

    ResponderExcluir
  174. Muito bom professor Karl.

    Evelin 6°Adm/Unifoz

    ResponderExcluir
  175. Bom texto professor.
    Maria daniela Pacheco
    6 periodo adm unifoz

    ResponderExcluir
  176. Professor, Muito bom para refletirmos sobre o que vem a ser Verdadeiro tesouro chamado Conhecimento e Sabedoria, que nós recebemos como resultado do nosso próprio esforço/dedicação em buscar uma Vida melhor.

    Parabéns!

    Thiago Ayala

    6º ADM - UNIFOZ

    ResponderExcluir
  177. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir