segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

CIDADANIA E GESTÃO CO-PARTICIPATIVA!!! Nós precisamos cuidar do que é nosso!!!!

          Hoje vamos abordar a participação do eleitor no processo eleitoral. Infelizmente somos em geral pouco politizados. Não nos envolvemos no processo (salvo o voto obrigatório) e costumeiramente não acompanhamos o dia a dia do parlamento.
          Como um vereador pode lidar com isso? Como reverter esse aparente descaso ou ainda, aversão a política?
          Uma forma é através da utilização de recursos tecnológicos. Todos tem acesso a internet e possuem computadores ou smartphones hoje em dia. Então por que os políticos após eleitos se esquecem dessas ferramentas? Por que teimam em se esconder e não dar a devida publicidade às reuniões e eventos? Bom, a resposta a essas perguntas o leitor provavelmente sabe...
          A verdade é que duas ações muito simples aumentariam o interesse e consequentemente a participação popular nas decisões ou desmandos dos vereadores:

01) Disponibilização no site da  Câmara de Vereadores dos videos (ao vivo e gravados) das sessões e, em paralelo, uma campanha junto a população para que acompanhem as sessões;

02) Adesão do município ao COLAB.RE ou ainda ao ZUP da Tim. Esses dois aplicativos são espécies de redes sociais de queixas e de sugestões urbanas. De acordo com o site do aplicativo "o Colab (www.colab.re) é uma rede social voltada para a cidadania, pois faz a ponte entre cidadãos e cidades, conectando pessoas a prefeituras e órgãos públicos" . Então, com um investimento relativamente baixo (pouco menos de R$ 3.000,00 p/mês), teríamos a participação popular, a obrigação de atenção do poder público pois como em uma publicação do facebook, os interessados recebem alertas sobre o andamento do caso, e principalmente, uma politização da população como um todo.

          Bastaria um pouco de boa vontade e um projeto de lei instituindo esse tipo de serviço.

               Abração e até segunda que vem.


Um comentário:

  1. Caro futuro vereador, coloque na Agenda o problema do transporte público em Foz. A maior parte dos eleitores usa o transporte público, que é muito precário, desumano, vergonhoso por tratar-se de uma cidade turística, segundo destino nacional de lazer para o turista estrangeiro e a 4ª cidade brasileira em número de eventos de negócios.

    É comprar briga com os que ganham com essa precariedade, mas o povo estará ao seu lado.

    ResponderExcluir