quinta-feira, 19 de maio de 2011

TRANSPORTE COLETIVO

Horário, pontualidade, compromisso... tudo isso fica comprometido quando dependemos de terceiros. Exemplifico essa frase: ontem (18/maio) comecei a aula (5º período "A" de ADM) as 19:00 e alguns alunos acabaram chegando as 19:10; 19:15; 19:30...ao questionar o motivo do atraso, foram unanimes em colocar a culpa no transporte coletivo iguaçuense.
Segundo os alunos, há um novo conceito no transporte urbano que congrega todas as empresas de Foz em um único pool ou consórcio de empresas, a tal da Sorriso Feliz (ou sei lá qual o nome desse conluio). A verdade é que não existe parametro de horários, as vezes passa as 18;10, outras vezes as 18:40, ou seja, o que já era precário conseguiu ficar pior ainda.
Comentei com os alunos que existem órgãos que fiscalizam (deveriam) essas empresas e para minha surpresa a resposta: "ligamos no Foztrans e nos responderam que esse horário era para trabalhadores sendo que estudandes que pagam meia passagem não teriam direito algum de reclamar".
Sinceramente não sei o que me deixou mais indignado, se esse horário descompromissado ou se a resposta descabida do funcionário do Foztrans.
Para não "tomar partido" escutando apenas uma versão, liguei no Foztrans (21059600) e... ninguém atendeu. Mandei msg através do site e... ninguém respondeu. Consultei então outros usuários de transporte coletivo e as respostas foram todas muito parecidas, atestando a péssima qualidade no serviço prestado, especialmente após o Sorriso (quem está sorrindo???).
Consultei ainda um outro colega que mora em Santa Terezinha de Itaipu e trabalha em Foz. Até o semblante desse rapaz mudou quando lhe perguntei sobre a qualidade (ou falta de) do transporte coletivo. O rapaz soltou alguns impropérios que não cabem a transcrição aqui.
Essas e outras situações nos mostra como está o transporte coletivo iguaçuense.
Parabéns para nós!!!!!

2 comentários:

  1. Muito cabível e bem colocada tua explanação. Faço parte dessa parcela da população que usa transporte coletivo intermunicipal e se me permite acrescentarei mais malefícios naquilo que já está ruim: 1 - transporte coletivo é uma reponsabilidade pública municipal (eu acho), o qual é terceirizado, sendo a empresa de ônibus uma prestadora de serviços contratada, cadê as licitações obrigatórias por lei?
    2 - Existe um número máximo de passageiros referendado por lei que podem entrar em um mesmo ônibus, todo dia sem falhas, pelo menos os que eu pego, o número excede o máximo em uma quantidade muito considerável de pessoas.
    3 - Ouço a anos um subterfúgio usado por muitos do porque de um transporte coletivo tão precário: "a empresa está falindo e prestes a ser vendida." (E que eu saiba pra outra empresa, tão ruim ou pior que a referida, diga-se de passagem).
    4 - A frota de ônibus que faz a linha para Santa Terezinha de Itaipu é a mais velha e nem poderia estar rodando, sendo que, direto estraga no meio do caminho e nos atrasamos para a aula, trabalho, etc.

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  2. Horrível saber q uma das principais cidades turísticas da América Latina tem um dos piores sistemas de transporte público. Vergonha!

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