sexta-feira, 20 de maio de 2016

A PARÁBOLA DA DEMISSÃO DA FORMIGA DESMOTIVADA

 Não sei infelizmente o autor dessa parábola, o que me impede infelizmente de dar os devidos créditos ao excelente texto. Especialmente para os alunos do curso de administração e para alguns colegas do serviço público.

Boa leitura, cada dia mais válida!!!! 


 "Todos os dias, uma formiga chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho. A formiga era produtiva e feliz.
O gerente marimbondo estranhou a formiga trabalhar sem supervisão. Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada. E colocou uma barata, que preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência, como supervisora.
A primeira preocupação da barata foi a de padronizar o horário de entrada e saída da formiga. Logo, a barata precisou de uma secretária para ajudar a preparar os relatórios e contratou também uma aranha para organizar os arquivos e controlar as ligações telefônicas.
O marimbondo ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com indicadores e análise das tendências que eram mostradas em reuniões. A barata, então, contratou uma mosca, e comprou um computador com impressora colorida. Logo, a formiga produtiva e feliz, começou a se lamentar de toda aquela movimentação de papéis e reuniões!
O marimbondo concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga produtiva e feliz, trabalhava. O cargo foi dado a uma cigarra, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial... A nova gestora cigarra logo precisou de um computador e de uma assistente a pulga (sua assistente na empresa anterior) para ajudá-la a preparar um plano estratégico de melhorias e um controle do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já não cantarolava mais e cada dia se tornava mais chateada.
A cigarra, então, convenceu o gerente marimbondo, que era preciso fazer uma pesquisa de clima. Mas, o marimbondo, ao rever as finanças, se deu conta de que a unidade na qual a formiga trabalhava já não rendia como antes e contratou a coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico da situação. A coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um volumoso relatório, com vários volumes que concluía: Há muita gente nesta empresa!
E adivinha quem o marimbondo mandou demitir?
A formiga, claro, porque ela andava muito desmotivada e aborrecida."
Autor desconhecido

quarta-feira, 11 de maio de 2016

INDIGNAÇÃO SELETIVA

          Daqui a 10 minutos o Senado Federal começa a votar o impedimento da atual presidente. Não vou entrar no mérito aqui se é crime ou não, se é golpe ou processo legítimo, se é coxinha X mortadela.  O que gostaria de levantar é um tema talvez mais importante... se a presidente cometeu realmente essas pedaladas fiscais e consequentemente incorreu em crime de Responsabilidade Fiscal (e sim, acredito que realmente o fez), a questão é: Como ninguém falou nada à época? Onde estavam os mais de 500 deputados e 81 senadores que não falaram absolutamente nada? Por que ninguém (Ministério Público, Sociedade Civil, TCU...) não apontou esse crime cometido por 02 ou 03 anos seguidos?  Onde estavam todos?  Como deixaram o tal do Cunha ficar até ontem e de repente, um ministro do STF aparece e o apeia do poder?  Onde estava esse ministro a 01 anos atrás quando esse Cunha assumiu??? E poderíamos continuar com outros nomes, mas ficarei por aqui...
          Se descermos um pouco mais, trazendo pra política estadual, a pergunta é: como o atual governador, Beto Richa, ainda está no cargo? Onde estão os deputados estaduais que não enxergam (ou não querem enxergar) o que ele está fazendo com a saúde e com o ensino público no Paraná. Sou professor na Unioeste e posso falar com conhecimento de causa. Os cortes orçamentários para essa universidade são enormes.
          Mas tudo isso era pra chegar aqui na nossa cidade... o atual prefeito, com escutas realizadas pela Polícia Federal, com secretários diretos presos (ou levados coercitivamente para prestar depoimento), com provas de ladroagem e improbidades, foi declarado inocente ontem (10/maio) pela Câmara de Vereadores de Foz!!!  Isso mesmo, o Reni tem o aval dos atuais vereadores para continuar "administrando" a cidade do jeito que quiser.
          Bom, uma das escutas realizadas pela PF mostra que ele "já havia solucionado tudo", ao "distribuir cargos diretos aos vereadores", além da boa e velha "graninha".
          O título dessa postagem retrata isso... vamos pras ruas pra tirar todo mundo que só está no poder para roubar e locupletar-se com as benesses governamentais.   Bom, se não der pra ir pras ruas, vamos então pras URNAS... em outubro temos eleições municipais. Vamos pensar com carinho em nossa cidade. Só depende de nós!!!!