segunda-feira, 14 de março de 2016

VEREADOR NÃO É PROFISSÃO!!!

          Um dos temas mais recorrentes quando conversamos sobre salários e benesses dos vereadores, trata dos exorbitantes valores recebidos por esses representantes populares que conseguem receber mensalmente cerca de 10 salários mínimos, acumulando ainda vantagens com jetons, sessões extraordinárias, férias, convocações e viagens. Tudo isso, obviamente gera indignação de todos pois sabemos da baixa produtividade desses vereadores e do desperdício de recursos que é manter nesses cargos, pessoas incapacitadas e apinhadas de assessores e correligionários. 
         Nesse sentido, particularmente creio que o cargo de vereador deveria ser setorial (ou por bairros) e que deveria ser sem remuneração alguma, em um posicionamento extremamente altruísta, com reuniões semanais e sem nenhum custo para o erário. Vereador não poderia ser uma profissão, deveria ser um cargo honorífico que congregasse cidadãos de todas as camadas sociais preocupados com as verdadeiras questões populares. Isso sim seria um verdadeiro avanço social e democrático, sem a participação de interesses pessoais ou de empresas e, principalmente, sem a mercantilização do sistema eleitoral. Tenho certeza que se assim fosse, não teríamos candidatos vendendo até a alma para se elegerem e que precisam, após eleitos, a todo custo recuperar o investimento. 
          Obviamente que um projeto desses dificilmente seria aprovado pelos legisladores atuais, é uma utopia (será??) e que se fosse proposta, seria tratada com desdém e chacota pelos vereadores que lá estão. Assim sendo, uma proposta interessante seria copiar algumas ideias que já existem Brasil afora, como por exemplo, instituir como  teto salarial do vereador, o do professor municipal. Em outras palavras, seria um projeto de lei onde VEREADOR NÃO PODE TER SALÁRIO MAIOR QUE PROFESSOR MUNICIPAL... simples assim.  
          Imagino essa situação estendida a todo o Brasil... imaginem deputados e senadores ganhando menos que professores de colégios estaduais e municipais. Ah se essa moda pega!!!




(Semana que vem vamos abordar um tema que me cobraram recentemente, referente aos animais nas ruas de Foz. Cavalos, cachorros, enfim... um sem número de animais abandonados e/ou sofrendo em nossa cidade. Pode parecer banal mas é inclusive uma questão de saúde pública.  Até lá!!)