segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

LEI SECA x QUALIDADE NO TRANSPORTE

          Nesse último fim de semana tentei fazer a "coisa certa"... para não beber e dirigir, peguei um taxi, exatamente como manda o figurino. Só tive problemas e incomodações. Não iria fazer alarde sobre o ocorrido pois já me haviam alertado sobre a precariedade do serviço de táxis em Foz, porém, para minha surpresa e por uma coincidência incrível, abro a Gazetinha de hoje e está lá, o presidente do Coopertaxi alardeando um suposto serviço de excelência na Terra das Cataratas... essa afirmação realmente trouxe-me toda a indignação e revolta que passei no sábado a noite de volta...
          Fui a uma formatura no Country Club e me diverti bastante, tranquilo inclusive pois não teria problemas com meu carro já que estava de táxi. Cerca de 2:00 am, tentei contratar a corrida de volta e a tortura começou. Liguei para um ponto e ninguém atendeu. Liguei para um segundo ponto e nada novamente. Liguei em um terceiro ponto (alí ao lado do Hotel Bella Italia) e o energúmeno que atendeu comentou que estava muito ocupado (as duas da manhã???) pois teria que ir ao aeroporto e estava sozinho. Esperei então cerca de 15 minutos e liguei nesse mesmo ponto e por fim consegui um taxista que faria o "favor" de buscar-me e me levar pra casa. Creio que deva ter demorado mais uns 10 minutos quando chegou o tal taxista... o rapaz estava de bermuda e chinelo e mais embriagado que os formandos da festa. Como não tinha outra opção, tive que me juntar ao bebum e ir pra casa torcendo para não cairmos em uma blitz.
          Relato aqui essa situação pois, se efetivamente quiserem que os motoristas comecem a se acostumar a deixar seus carros em casa, precisam melhorar (e muito) os seus serviços. Poderiam começar, por exemplo, montando uma central única, com atendentes treinados para que o usuário não tenha que ficar ligando para diversos números e contar com a sorte. Poderiam ainda, realizar algum tipo de treinamento para ao menos conscientizar os condutores de táxi que moramos em uma cidade turística e muitas vezes, são esses profissionais o cartão de visita de nossa cidade. Pelo que vi nesse fim de semana, o cartão de visita era sujo e amassado.
          Não quero generalizar nessas linhas e tampouco colocar todos os taxistas em um mesmo "balaio" pois conheço vários que são excelentes profissionais e que dão orgulho à nossa cidade porém, o que aconteceu comigo nesse sábado é realmente inadmissível.
          Poderia ainda entrar no mérito do valor cobrado (pois sabemos que aqui em Foz é extremamente mais caro que em Curitiba por exemplo) mas isso é assunto para outro post.
          Abraço a todos e se beber não dirija!!!!!!