sexta-feira, 5 de outubro de 2012

PARTIDOS POLÍTICOS

       IDEOLOGIA, EU QUERO UMA PRA VIVER... ao começar o texto com o refrão da música do amigo Cazuza, já deixo a mostra do que o texto tratará... exatamene da falta de ideologia partidária no Brasil, onde temos centenas de letrinhas (PSDBPTPMDCPCDOPVPQPPPPQQXXXUUSOORS...) que não significam absolutamente nada para os políticos e muito menos para os eleitores.
       Essa situação toda descamba para o fisiologismo partidário, onde novas siglas são criadas a bel prazer sendo utilizadas tão somente como "partidos de aluguel" onde os senhores candidatos pulam entre partidos como se fossem macacos fazendo macaquices nos galhos das florestas.
      Vamos aproveitar que estamos em época de eleições municipais e pergunte ao seu candidato a vereador se ele já leu alguma vez o estatuto de seu partido. Se sabe as diretrizes, os objetivos, as metas, a cultura e a filosofia desse partido... posso assegurar que esse candidato não saberá sequer o que significam aquelas letrinhas...
       Porque é importante tratarmos disso?? Ora, os partidos no Brasil servem apenas como trampolim eleitoral; em nosso país os partidos fogem de toda e qualquer concepção a que foram criados e transformam-se tão somente em bandos que se reúnem de 4 em 4 anos, vendem vagas para disputas eleitorais e negociam cadeiras e postos em secretarias e ministérios após o pleito. Desnecessário dizer que com esse fisiologismo, acabam sendo nomeados secretários inaptos e ministros da pesca que nem sequer gostam de peixe entre outras situações esdruxulas.
        Me recordo quando me filiei ao PV (Partido Verde)... entrei no site, pesquisei, li tudo sobre o partido, desde sua fundação até as alterações estatutárias, procurei o diretório municipal, filiei-me, fui membro do diretório por 2 anos (segundo secretário) e participava ativamente da conduta do partido na cidade. Por motivos particulares acabei me afastando dos trabalhos (voluntários) no partido porém continuei acompanhando (e ainda sou filiado) pois acho importante sermos politizados.
        Acabei comentando o tema do PV apenas para fazer um mea culpa pois, apesar de ser totalmente contra esses políticos profissionais que trocam de legenda como eu troco de camiseta, pela primeira vez votarei no PT (partido dos trabalhadores) para vereador, indo contra meu próprio partido e contra alguns de meus preceitos. Tudo culpa da amizade fraternal e admiração que tenho com um candidato e por saber de suas capacidades administrativas, pragmáticas e honestas... esse é o Professor Pacheco, com certeza o melhor candidato a vereador por Foz do Iguaçu... só não soube escolher o partido rsrssrsrsr.