quinta-feira, 30 de junho de 2011

VIADUTOS

Só para constar, hj (30/jun) teremos uma manifestação pública as 16:00 na rotatória da Av. Paraná solicitando, exigindo, implorando até a construção dos viadutos nessa avenida (ligação para Vila "A"), BR-277 (ligação com Av. Costa e Silva); trincheira na Av. Beira Rio e viaduto na BR-277 (em frente ao antigo posto da Foztur).
Não sei até que ponto esse tipo de manifestação gera resultados mas a indignação é tanta que parece ser a única alternativa.
O transito iguaçuense está cada vez pior e algumas pequenas modificações e outras obras (viadutos, trincheiras...) auxiliariam em muito a vida de todos.
Estarei nessa manifestação.
Aguardemos os resultados.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Tragédia dos Comuns

(adaptado de Clemente Nobrega/Alessandra Kalko - Revista Superinteressante)

Lendo nossa Gazetinha do Iguaçu dias atrás, deparei-me com a notícia dos "gatos" da rede pública de iluminação. Ligações clandestinas que são vistas como crime menor ou pior ainda, "pequeno deslize" aceitável por grande parte da população. Em Foz do Iguaçu é alarmante a quantidade dessas ligações. Minha opinião: crime tão crime quanto alguém entrar na minha casa armado e roubar meu dinheiro que está escondido embaixo do colchão.
Para ilustrar esse pensamento, utilizarei trechos da revista epigrafada:

" você está estacionando o carro e - crashh! amassa o para-lama de um reluzente esportivo importado ao lado. Ninguém viu. Você, uma pessoa ética e de bons costumes pensa em deixar um bilhete assumindo a responsabilidade. Pensando por outro lado, o dono desse carro muito provavelmente tem seguro contra esse tipo de acidente e portanto essa batidinha não será nada para ele; já para você...

outra situação: você está na estação do metrô tarde da noite. Ninguém por perto. Por que não saltar simplesmente a roleta e viajar sem pagar? Obviamente o metrô não vai falir se você fizer isso afinal o trem circula com ou sem passageiros... Por que então não saltar a roleta?

Há uma infinidade de situações como essas em que o interesse individual se choca com o coletivo. No primeiro caso, o seguro paga e repassa o prejuízo para todos os segurados, aumentando os valores cobrados no geral. No segundo caso é o mesmo conflito pois, engrossando as estatísticas dos que não pagam, você contribui para o aumento das passagens dos que pagam...

Outros tantos exemplos podem ser colocados: compra de CDs e DVDs piratas, "gato" de TV a cabo, inadimplência no pagamento de financiamentos, guias de tratamentos assinadas pelos pacientes sem a devida prestação de serviço (burlando os seguros médicos), sonegação de impostos, entre outros.

Tudo isso para explicar o porque pessoas que fazem gato nas instalações elétricas devem ser tratadas como marginais e devem (riam) ter o peso da lei sobre suas costas.