quinta-feira, 19 de maio de 2011

TRANSPORTE COLETIVO

Horário, pontualidade, compromisso... tudo isso fica comprometido quando dependemos de terceiros. Exemplifico essa frase: ontem (18/maio) comecei a aula (5º período "A" de ADM) as 19:00 e alguns alunos acabaram chegando as 19:10; 19:15; 19:30...ao questionar o motivo do atraso, foram unanimes em colocar a culpa no transporte coletivo iguaçuense.
Segundo os alunos, há um novo conceito no transporte urbano que congrega todas as empresas de Foz em um único pool ou consórcio de empresas, a tal da Sorriso Feliz (ou sei lá qual o nome desse conluio). A verdade é que não existe parametro de horários, as vezes passa as 18;10, outras vezes as 18:40, ou seja, o que já era precário conseguiu ficar pior ainda.
Comentei com os alunos que existem órgãos que fiscalizam (deveriam) essas empresas e para minha surpresa a resposta: "ligamos no Foztrans e nos responderam que esse horário era para trabalhadores sendo que estudandes que pagam meia passagem não teriam direito algum de reclamar".
Sinceramente não sei o que me deixou mais indignado, se esse horário descompromissado ou se a resposta descabida do funcionário do Foztrans.
Para não "tomar partido" escutando apenas uma versão, liguei no Foztrans (21059600) e... ninguém atendeu. Mandei msg através do site e... ninguém respondeu. Consultei então outros usuários de transporte coletivo e as respostas foram todas muito parecidas, atestando a péssima qualidade no serviço prestado, especialmente após o Sorriso (quem está sorrindo???).
Consultei ainda um outro colega que mora em Santa Terezinha de Itaipu e trabalha em Foz. Até o semblante desse rapaz mudou quando lhe perguntei sobre a qualidade (ou falta de) do transporte coletivo. O rapaz soltou alguns impropérios que não cabem a transcrição aqui.
Essas e outras situações nos mostra como está o transporte coletivo iguaçuense.
Parabéns para nós!!!!!